terça-feira, 3 de agosto de 2010

Southwark Cathedral


A segunda-feira dia 3 de Agosto de 2009 foi um dia tranquilo. Aproveitei a manhã livre e fiz um passeio nas margens do Tamisa, para ir avistando e apontando o meu pensamento para a Southwark Cathedral, localizada na margem sul do Tamisa junto à Tower Bridge, onde à tarde cantávamos na Choral Evensong.
Foi para lá que partimos pelas 14h30. As saídas do Heythrop College em busca do nosso autocarro para mais uma actuação já tinham entrado na rotina. Mas esta era a última.
Após novo percurso pela cidade, lá chegámos à catedral, com antecedência qb para o ensaio, marcado para as 15h30.
Repetiu-se um pouco o esquema de S. Paulo, com o reconhecimento do terreno: sala de ensaio, ensaio das procissões, ensaio na igreja, apresentações etc. Só a escala era completamente diferente, desde o tamanho da sala de ensaio ao próprio espaço celebrativo, bastante mais amigável face ao cansaço que já se ia sentindo.
A catedral é um espaço muito inspirador. Lembrava-me de um dia ter a ter procurado para um concerto de órgão, e ter ficado impressionado com a sua localização, cercada de prédios e uma estação de comboios, qual espaço oásis na cidade dissociada. Foi aqui que Tomás Beckett rezou antes de partir para Cantuária a poucos dias do seu martírio em 1170. Hoje as capelas do deambulatório estão apetrechadas de folhetos com orações bastante adequadas ao nosso tempo, pelas pessoas com HIV, pelos migrantes, pelos idosos em solidão.
O padre que presidiu à celebração cantava num coro de câmara e conhecia os melhores polifonistas portugueses! Como o mundo é pequeno… ou, como conhecem mais os outros o melhor da nossa cultura!
Também a arte de bem receber foi uma nota a destacar nesta igreja, uma vez que, por sermos portugueses, tiveram a ideia de convidar um padre brasileiro para se associar à celebração, assegurando algumas partes em português (uma leitura e parte das preçes), o que nos caiu muito bem.
A celebração correu bem e a prestação do coro também. Quando saímos da igreja ainda havia bastante sol. Sentámo-nos numa esplanada à espera da hora do autocarro, com o sentimento gratificante de missão cumprida.
A maioria do grupo regressou ao colégio. Outros iniciaram logo ali a sua última incursão pela cidade. O grupo em que me encontrava foi despedir-se de Notting Hill.




Sem comentários:

Enviar um comentário