terça-feira, 23 de março de 2010

Da Paixão à Ressurreição


Dia 23 de Março de 2008 foi Domingo de Páscoa. O coro concluiu com a missa solene a sua participação nas celebrações do Tríduo Pascal (4, ao ritmo de uma por dia, de quinta a domingo), sem contabilizar ensaios e outras celebrações em que alguns participavam (laudes, vésperas e via sacra).
Nos últimos dez anos, pelo menos, a missa solene da Ressurreição, ao meio dia de Domingo de Páscoa, contava com a participação de um ensemble instrumental. Desde 2004 o modelo estabilizou numa articulação do 'próprio' gregoriano com o ‘ordinário’ de uma missa breve dos períodos barroco e clássico. Em 2008, cantou-se a Missa em Sol de A. Caldara. A razão de ser deste modelo prendia-se com a necessidade de um crescendo, da Paixão à Ressurreição, mas sobretudo com a forte presença de estrangeiros nesta missa, não como visitantes mas como participantes. Garantia-se assim uma certa internacionalização e uma aproximação aos padrões europeus das grandes igrejas.
Também a 23 de Março, mas de 1997, o coro deu um concerto na Igreja de S. Domingos de Benfica, em colaboração com o Coro Laudate de S.Domingos de Benfica, do qual partiu a iniciativa e o convite.

Sem comentários:

Enviar um comentário