domingo, 3 de janeiro de 2010

Concerto de Reis

A 3 de Janeiro de 1999, o coro cantou pela primeira vez com instrumentos antigos, apresentando o conhecido Gloria de Vivaldi com a orquestra barroca Capela Real, dirigido por Stephen Bull. Foi grande o entusiasmo neste primeiro Concerto de Reis com orquestra e logo numa interpretação historicamente informada. A abrir o concerto, a orquestra tocou o Concerto grosso sobre uma sonata de Corelli op.1 em Ré M de F. Geminiani (1687-1762) e o Gloria foi antecedido pela introdução Ostro picta, armata spina RV642, para soprano e orquestra.



Também a 3 de Janeiro (de 2009) teve lugar a 14ª e última edição do Concerto de Reis, onde se apresentou pela 2ª vez em Belém o Messias de Händel, mas desta vez com instrumentos antigos. Crê-se, aliás, que tenha sido a primeira vez que esta obra foi apresentada em Portugal por agrupamentos portugueses em instrumentos barrocos.
Desde há alguns anos que se tinha começado a usar o formato Coro & Ensemble de Santa Maria de Belém, quando o coro surgia com um agrupamento instrumental de formação variável e adaptado às características de cada reportório. Este concerto contou com uma formação instrumental e um elenco de cantores solistas de luxo, em boa parte graças à especial colaboração e ao empenho de Miguel Jalôto, que vinha colaborando com a Direcção Artística. A orquestra foi liderada por Lilia Slavny (concertino), e aos já habituais solistas Orlanda Isidro, João Rodrigues e Hugo Oliveira juntou-se o extraordinário contratenor holandês Maarten Engeltjes.
Ambos os concertos foram dos mais concorridos no que respeita ao público, e a edição de 2009 experimentou pela 1ª vez um horário diferente, ao antecipar para sábado à noite o concerto, uma medida que claramente procurava conciliar esta oferta com o turismo, cuja pressão durante as tardes de domingo era muito difícil de gerir.

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