quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Cuba... devagar


Depois de tantos concertos dedicados a Diogo Dias Melgás, era tempo de ir cantar à sua terra natal. Concretizou-se o desejo num domingo de Janeiro de 2002. O concerto foi agendado para o final da tarde, para dar tempo ao coro de cantar na missa solene dos Jerónimos e deslocar-se até perto de Beja.
Para não faltar ao seu compromisso com a Igreja dos Jerónimos, o coro agendava todos os seus concertos fora de Lisboa para sábado à noite, o que implicava chegar a Lisboa noite dentro e estar dali a poucas horas a cantar na missa, ou então ao domingo à tarde, o que implicava ter um autocarro à saída da missa onde se metiam rapidamente as pessoas, as partituras, a estante, as roupas, os programas e os cd’s enquanto se comia qualquer coisa.
Foi essa a opção no dia 27 de Janeiro de 2002, mas algo não correu como o esperado e o coro chegou a Cuba do Alentejo depois da hora prevista para o concerto, o que foi um acontecimento verdadeiramente inédito em quase 20 anos. Não haveria ainda ligação directa por autoestrada e o motorista lá seguia diligente, mas os ponteiros do relógio iam à frente. Quando o coro chegou, a igreja já estava cheia, e o presidente da câmara sentado na 1ª fila!
O coro atravessou a nave com as roupas às costas, deixou tudo numa sala e voltou à Igreja para fazer um teste de colocação de menos de 5 minutos. Depois, foi só o tempo de vestir e iniciar o concerto. Por sorte, o programa havia sido apresentado na véspera à noite noutro concerto em Lisboa. A igreja era belíssima, e a forma como os coralistas vivenciaram este facto insólito contribuiu para uma atmosfera muito empática e inspiradora.
Há poucas semanas, quando me desloquei a Beja para falar num encontro diocesano de música litúrgica, percebi que o reitor do seminário era o pároco de Cuba em 2002. Depois destes anos, falou-me daquele concerto como um grande concerto que tinha lá havido em Cuba. Lembrava-se do envolvimento e da interpretação do coro... E recordou-me também o entusiasmo com que participámos no magnífico lanche que nos ofereceu no final do concerto.

Sem comentários:

Enviar um comentário