quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

Em 14 edições, o Concerto de Reis realizou-se 2 vezes no próprio Dia de Reis, em 2002 e em 2008, quando esse dia coincidiu com o domingo.
Da primeira vez, em 2002, o Coro apresentou a Missa da Coroação de Mozart e a cantata Ich freue mich in dir BWV 133 de Bach, com a Orquestra de Cascais e Oeiras, sob a direcção de Nicolay Lalov. Foi a última vez que o concerto se realizou na 1ª localização, à frente do altar, pois havia tanto público à frente como atrás do coro e da orquestra, e foi necessário acomodá-lo inclusivamente na Capela-Mor. A partir deste ano os interpretes passaram a ficar à entrada da Capela-Mor.



Em 2008, o coro apresentou-se com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção de Jorge Matta. A colaboração com a OML implicou a participação em 3 concertos de Natal nos dias anteriores (Igreja de S.Domingos, a 20 de Dezembro, Igreja da Graça, a 21 e Igreja de Sta.Maria Madalena – Turcifal, a 22), que trouxe a vantagem de rodar o reportório e não ter de se pagar à orquestra pelo concerto de Belém, mas trouxe também um grande cansaço ao coro, que teve pelo meio destes concertos de assegurar as missas de Natal, incluindo a apresentação de uma missa clássica com orquestra na Missa do Galo.
A edição de 2008 pretendeu assinalar os 150 anos no nascimento de Giacomo Puccini, com a famosa Messa di Gloria, a primeira e única incursão do Coro de Santa Maria de Belém em ambiências operáticas, mas com enorme interesse e entusiasmo por parte dos coralistas. Foi também nesta edição que o coro se apresentou com a orquestra de maiores dimensões, face ao que era habitual quando apresentava reportórios barroco e clássico.
O programa do concerto abriu com o conhecido Concerto grosso fatto per la notte di Natale op.6 n.8 de A. Corelli (1653-1713), que o Ensemble de Santa Maria de Belém apresentou várias vezes antes, durante e depois da Missa do Galo.

1 comentário:

  1. Hoje, dia de Reis, dou, mais uma vez, graças a Deus por ter tido a oportunidade de colaborar no projecto do Coro de Santa Maria de Belém.
    O meu bem-haja a todos aqueles com quem tive a oportunidade de trabalhar.

    Conceição Serejo

    ResponderEliminar