sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A vossa força Senhor


A Igreja celebra a 22 de Janeiro a memória de S. Vicente, diácomo e mártir. Em Lisboa tal celebração tem o ‘estatuto’ de solenidade, uma vez que S. Vicente é o padroeiro principal do Patriarcado, e a Sé acolhe um pontifical onde são veneradas as suas relíquias, na presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
As liturgias do bispo contam geralmente com um coro formado por seminaristas, religiosas e paroquianos da Sé, que, por alguma razão, não estava disponível na celebração de 1994. E foi assim que o Coro de Santa Maria de Belém cantou no pontifical de S. Vicente, desse ano, a que presidiu o Cardeal D. António Ribeiro.
A iniciativa partiu do Cón. José Ferreira, uma figura incontornável da reforma litúrgica em Portugal, que dinamizou durante décadas e até há poucos anos as celebrações diocesanas.
Sob a sua direcção, o coro cantou nessa missa aquele reportório tão identificado com a Sé de Lisboa, como é o do Pe. Manuel Luís, sempre valorizado pela arte do Prof. Sibertin Blanc, a quem está confiado o grande órgão desde os anos 60.
Ficou na memória o intróito: «A Vossa força Senhor, alegra o justo com a Vossa salvação, o enche de alegria - Vós lhe deste o desejo do seu coração.»


Sem comentários:

Enviar um comentário