domingo, 5 de dezembro de 2010

Momentos irrepetíveis

Com a data de 5 de Dezembro encontramos quatro registos variados na história do coro.
Em 1993 participou neste dia na Missa I Domingo do Advento transmitida pela TVI na Basílica da Estrela. O órgão era o actual instrumento em uso, mas ainda não tinha sido restaurado, e a sua localização na varanda do lado esquerdo do altar mor, onde ficava praticamente oculto, foi um desafio considerável.
Em 1998, o coro cantou num casamento na Capela do Palácio das Necessidades. A capela era muito bonita e muitíssimo parecida (o tecto pelo menos), embora numa escala completamente diferente, com a capela mór dos Jerónimos. E porque o espaço era pequeno ficámos numa posição lateral junto ao altar. O noivo era certamente militar, pois a missa teve honras de escolta. Mas a meio da celebração, um dos soldados que estava junto a nós desmaiou e caíu-me literalmente aos pés, com espada e restante equipamento. Não ganhei para o susto e talvez por isso nunca mais me esqueci deste casamento.
Em 1999, cantámos outra vez numa missa transmitida pela televisão na mesma data, desta vez a Missa do II Domingo do Advento a partir dos Estúdios RTP.
Finalmente, em 2003, o coro apresentou-se em Concerto de Natal na Basílica dos Mártires, com a participação do organista António Esteireiro, numa organização da Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura. O programa incluiu várias obras a cappella alternadas com obras de órgão adequadas ao instrumento da basílica. A igreja estava cheia e o publico mostrou-se bastante interessado. Primeira justa referencia neste blogue aos nossos familiares que muitas vezes estavam presentes nas actuações do coro e nos apoiavam: a minha avó costumava comentar com quem tinha ao lado que era ‘avó do maestro’, e nessa noite foi presenteada com um retrato que uma rapariga lhe fez durante o concerto e que guarda religiosamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário