sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

X Aniversário

Uma outra referência ao aniversário do coro, que no ano 2000 se celebrou a 3 de Dezembro.
Tratando-se do X Aniversário, convidámos D.Tomaz Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa, que presidiu à Missa Solene do I Domingo do Advento nos Jerónimos.
Foi neste dia que se estrearam as vestes vermelhas na liturgia. Ainda me lembro das reacções das pessoas, que foram de surpresa e de grande entusiasmo, especialmente por parte das pessoas habituadas a viajar pela Europa. Apenas me chegou uma observação negativa, de uma pessoa sempre muito crítica de tudo e todos, pelo que a recebi naturalmente como um elogio. A partir dali, as vestes passaram a ser indissociáveis da prestação do coro na liturgia e do espaço concreto em que a fazia. Estranho seria se nos vissem um dia a cantar com roupa de trabalho ou de passeio, num qualquer espaço da igreja onde menos estorvassemos.
Nesse dia o coro cantou na celebração a Missa Dixit Maria de H.L.Hassler, Veni veni Emmanuel de D.Willcocks e Alma Redemptoris de G.P.Palestrina.
Também a 3 de Dezembro mas de 2006, o coro apresentou-se em concerto na Igreja da Madalena, no âmbito de um festival de coros organizado nas igrejas da baixa de Lisboa por ocasião do Natal. O programa era basicamente o apresentado na véspera em S. Roque, em formato coro & ensemble, embora sem as peças com metais, dedicado aos aniversários de Mozart e Michael Haydn.
Acolheu-nos uma plateia que enchia por completo o pequeno templo e com uma boa acústica. Havia pessoas nos corredores e nos altares laterais, sentadas no chão ao pé de nós... No fim, entre as felicitações, veio uma senhora dizer que tinha vivido em Salsburg e nunca tinha ouvido o Ave Verum de Mozart cantado daquela maneira, aliando rigor técnico e espiritualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário