quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dornes


Portugal tem lugares de uma beleza difícil de descrever. Um deles é certamente Dornes, uma península banhada pela Albufeira de Castelo do Bode, onde o coro teve o privilégio de dar um concerto a 12 de Maio de 2002. Foi um concerto em honra de Nossa Senhora no Santuário de Nª Senhora do Pranto, uma igreja onde se destacam os azulejos, as imagens de pedra de Nossa Senhora do Pranto e de Santa Catarina, um belo óleo figurando o "descanso na fuga para o Egipto" e um órgão de tubos ibérico. Foi sobretudo por causa deste órgão e pela temática proposta que o coro se fez acompanhar pelo organista António Mota com quem apresentou um programa muito próximo do conteúdo do CD Stella Maris, que seria editado um ano depois.
Foram cantadas e tocadas peças de um conjunto variado de compositores com nomes tão diversos como António Carreira, Hassler, Rodrigues Coelho, Antonio Lotti, Palestrina, Cabanilles, Diogo Dias Melgás, Manuel Faria, Correa de Arauxo, Schubert, Van Nuffel, Correia Braga e Rodrigues Esteves.
Como aconteceu com a maioria das deslocações com ida e volta num único dia, era domingo e o coro só partiu de Lisboa após a missa em que cantou nos Jerónimos, o que não lhe permitiu ter muito tempo de preparação no local, sobretudo das peças articuladas com o órgão. Mas em contrapartida trouxe a memória de uma comunidade acolhedora e uma vista deslumbrante.

Sem comentários:

Enviar um comentário