sábado, 1 de maio de 2010

II Workshop de técnica vocal


Há precisamente um ano, a 1 de Maio de 2009, iniciou-se o II Workshop Internacional de Técnica Vocal para Coros com a Profª Ghislaine Morgan, por sinal, o último workshop organizado pelo coro. Este tipo de actividades estava já completamente rotinado, desde a divulgação, à encomenda de partituras e ao arranjo do espaço que, num workshop como este, passava, entre outros aspectos, por uma cuidadosa limpeza do chão, pois a preparação vocal começava com exercícios de respiração em posição de quatro apoios…
Houve sempre uma preocupação em fazer a ligação temática das diversas actividades de um ano. Assim, tal como no ano de 2008 o workshop com Ghislaine trabalhou Palestrina e o workshop com Owen Rees trabalhou João Rodrigues Esteves, pois aproximava-se a Peregrinação Coral a Roma sobre o tema das conexões musicais entre Lisboa e Roma, no ano de 2009 a peça que serviu de base ao trabalho com Ghislaine foi a belíssima Missa a quatro vozes de William Byrd.
Não sendo propriamente um workshop de interpretação, pois o enfoque era a prática vocal para coros em si mesma, foi muito interessante a abordagem que fez a este compositor e ao contexto em que compôs esta obra em particular. Todos puderam também experimentar como uma boa postura vocal pode contribuir decisivamente para uma linha interpretativa coerente e consequente.

Sem comentários:

Enviar um comentário