quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fátima


No dia 5 de Maio de 2001, o coro cantou na Missa do IV Domingo de Páscoa na Basílica de Nª Sra. do Rosário de Fátima, às 16 horas, no âmbito da Peregrinação Paroquial a Fátima, repetindo a experiência do ano anterior, em que esteve no mesmo local. Não é de ânimo leve que se um coro se apresenta em público no Santuário de Fátima, mesmo que seja numa das muitas missas ali celebradas. A prová-lo está a antecedência com que a reitoria pede que se informe qual a proposta musical que se pretende executar.
A basílica em concreto é um lugar com um significado especial, pois ali participei durante muitos anos nas celebrações do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica. Foi nesses encontros que toquei pela primeira vez no gigantesco órgão Rufatti, por gentileza de um dos capelães, à epoca administrador do Santuário. Aos olhos de hoje, a qualidade deste instrumento é muito questionável, no conceito e no resultado, mas a relação com a sua consola de 5 teclados e os seus 12.000 tubos, não deixam ninguém indiferente, sobretudo se ficar a tocar horas à noite, com a basílica por sua conta. Mais tarde, cheguei a tocar nas próprias celebrações do encontro nacional e, por tudo isso, tinha interesse em levar o coro a cantar, nem que fosse uma vez, àquele local.
Não foi uma vez mas foram só duas, porque não se reuniram condições para que o coro participasse mais do que essas duas vezes na peregrinação paroquial. E a experiência não foi assim tão gratificante, do ponto de vista musical, pois a distância do coro ao órgão era enorme e a comunicação não foi fácil. Mais tarde instalaram um órgão de coro, exactamente junto ao local onde o coro canta, o que melhorou muito as condições.
E o coro esteve também em Fátima no âmbito de um encontro de coros, de que daremos conta mais adiante.

Sem comentários:

Enviar um comentário