sábado, 12 de junho de 2010

Com Portugal na Alemanha


Colónia tem um conjunto significativo de exemplares de arquitectura românica, nomeadamente religiosa. A comunidade portuguesa aí residente, por exemplo, tem como igreja-sede um enorme templo localizado muito próximo da Catedral. Foi nessa igreja, Gross St.Martin, que o coro cantou na manhã de domingo dia 12 de Junho de 2005.
Para além do interesse histórico do local, foi o calor da comunidade que nos recebeu o que mais marcou este dia.
A missa foi bastante participada, mas o momento mais emocionante foi o cântico final. Tinhamos cantado a missa de Angelis com harmonizações de Bartolucci e alguns motetes, mas, antes da missa terminar, cantámos o conhecido cântico de M. Faria «Senhora nós vos louvamos». A circunstância de cantarmos em português, longe de Portugal, mas próximo de outros portugueses, teve um impacto emocional muito forte no coro, e provavelmente também na assembleia. Todos cantaram imenso, talvez mais que o coro, que ficou com um ‘nó na garganta’ e os olhos molhados. Uma daquelas situações em que, se nos calassemos, até as pedras cantariam…
Ficámos depois ainda algum tempo, a admirar a bela igreja e a conviver com a sua comunidade. E o convívio prolongou-se à noite, na Missão Portuguesa, onde não podiamos ter sido melhor recebidos, com belas iguarias e também com pequenos numeros (canções, diálogos, etc) alusivos à Festa de Santo António. Procurámos retribuir da melhor forma que conseguimos, mas estes momentos são impagáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário