segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fora de Muros


Prosseguindo a agenda da sua Peregrinação Coral a Roma, o coro deu um concerto na Basílica de S. Paulo Fora de Muros, na manhã do dia 14 de Junho de 2008.
A oportunidade deste concerto decorreu de uma inscrição num ciclo de concertos com coros visitantes promovido pela própria basílica.
Para quem não conheça o local, esta basílica é enorme. Tem bancos apenas na zona entre o altar principal e outro altar mais simples que fica na zona da cátedra. O resto da igreja costuma estar amplo, sem bancos. Vêem-se de lado pilhas de cadeiras que, nas grandes celebrações, são dispostas em toda a nave central, assegurando milhares de lugares sentados.
Esta era uma preocupação que tínhamos: Como é possível dar um concerto com 40 pessoas naquela vastidão? Nem que fossem 400... Mas a basílica, conhecendo bem as condições, propôs ao coro a zona da catedra como 'palco' e destinou ao público os bancos até ao altar, deixando livres os primeiros junto ao coro e as zonas mais laterais.
Em todo o caso, bancos não faltaram, como também não faltou um público interessado. Nem todo conseguiu ficar até ao fim, porque a basílica fica, como o nome indica, fora da cidade, e muitas pessoas se deslocam para lá em autocarros de turismo.
O programa do concerto teve uma parte comum ao do concerto de Sto António dos Portugueses, e outra parte especificamente pensada para a circunstância de ser uma manhã de sábado. Cantámos as Lamentações de Sábado Santo de F. A. Almeida e uma série de motetes marianos, por referência à memória de Santa Maria no Sábado.
À noite o coro teve o privilégio de ser recebido pelo Embaixador de Portugal em Roma, na sua residência oficial. Foi uma recepção muito simpática e acolhedora, que o coro procurou retribuir com uma intervenção informal antes de deixar a magnífica residência.
A digressão aproximava-se do fim. Só faltava cantar na Basílica de... S. Pedro! Foi isso que aconteceu na manhã do dia seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário