sexta-feira, 11 de junho de 2010

Na Catedral de Colónia


Dia 11 de Junho de 2005 o coro esteve em Colónia, na Alemanha. Chegou no dia anterior, que aproveitou para fazer o reconhecimento do terreno. A primeira apresentação foi integrada no Ângelus na gigantesca catedral gótica, uma celebração habitualmente utilizada para acolher os muitos turistas que visitam a catedral, proporcionando-lhes uma um tempo fruição cultural e espiritual. Quem nos recebeu foi o deão, que presidiu à cerimónia, e que no fim pousou com o coro, para umas fotos à frente da arca com as relíquias dos reis magos.
Mas antes tivémos a oportunidade de ensaiar na sala do coro da catedral, situada numa zona alta, próxima dos telhados. As condições eram fantásticas. Uma boa acústica, um bom piano de cauda, casas de banho confortáveis e imenso espaço para arrumos e mudas de roupa. Com as nossas vestes corais entrámos em cortejo e ocupámos o lugar do coro, uma enorme pianha de madeira situada numa das naves laterais, próximo do transepto. Cantámos reportório mariano, dado o evento, mas a catedral revelou-se um gigantesco desafio acústico. Mais tarde, ouvi um coro no mesmo local, a cantar numa missa, e confirmei a situação do lado da audiência – o som propaga-se, se o coro cantar bem o que se ouve é bom, mas tudo é relativisado face à escala do templo. Uma boa experiência para quem cantava habitualmente numa igreja também muito grande e acusticamente adversa.
À tarde, fomos recebidos na Igreja de St. Pantaleon para um concerto. Conforme combinado, o coro entrou discretamente durante uma celebração e, antes desta terminar, cantou o Sicut cervus de Palestrina ao fundo da igreja, causando um efeito de surpresa muito interessante. Depois foi o tempo de preparar o espaço e teve lugar o concerto propiramente dito. A organização esteve a cargo do Coro Figural, que nos presenteou depois com um imenso lanche, retribuindo a recepção que lhes haviamos feito em Belém.

Sem comentários:

Enviar um comentário