domingo, 13 de junho de 2010

Santo António


Hoje é dia de Santo António, e Lisboa está em Festa. Uma festa que nem sempre tem no centro a figura deste gigante europeu que foi António de Lisboa, de Pádua, da Europa, …um Santo Universal.
Nos Jerónimos o coro só cantou nesta festa quando ela coincidiu com o domingo, mas teve ocasião de se associar às suas celebrações fora de portas algumas vezes, e bastante significativas.
Em 1995 e em 1996, cantou com outros coros em missas campais comemorativas da VIII Centenário do Nascimento de Sto.António, a primeira na Praça da Figueira e a segunda no alto do Parque Eduardo VII. Ambas foram presididas pelo Cardeal Patriarca D. António Ribeiro.
Mas em 1998 teve a honra de cantar na Missa Solene na própria Igreja do Sto. António, promovida pela Ordem Franciscana. As missas eram seguidas e nem houve oportunidade de ensaiar no local antes desta missa solene, que foi presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. A pequena igreja estava cheia, nem bancos tinha para caber mais gente, e ainda me lembro do entusiasmo com que a assembleia cantava. Foi a primeira vez que ouvi uma assembleia cantar um Gloria completo, sem se limitar ao refrão «Gloria a Deus, na terra e nos céus, glória, glória, paz na terra». E lá continuou até ao Amen.
Por esta altura já tinha bem claro na minha cabeça que canto de assembleia e de coro não devem ser a mesma coisa, e que os coros podem fazer algo mais que cantar com a assembleia. Também já apostava bastante nos hinos sem refrão, na perspectiva de celebrações mais diversificadas, mas parece-me que pouco se investiu e investe nesse sentido.
Finalmente, em 2008, em plena digressão a Roma, o coro cantou neste dia na missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, onde na véspera dera um concerto. Foi uma missa solene, com vários sacerdotes, uma igreja apinhada e onde não faltou o tradicional ‘pão de Santo António’.

Sem comentários:

Enviar um comentário