sexta-feira, 18 de junho de 2010

Petit Chanteurs de St.Germain des Prés


O coro recebeu ao longo dos anos vários coros estrangeiros. Em Junho de 1993 foi a vez dos Petit Chanteurs de St.Germain des Prés, uma igreja de referência da capital francesa que foi o epicentro do movimento dos ‘pueri cantores’ iniciado efectivamente em Paris e alastrado depois a França, outros países da Europa e aos Estados Unidos.
Na tarde do sábado 17 de Junho este coro visitante deu um concerto na Igreja dos Jerónimos e na manhã do domingo seguinte, dia 18, participou conjuntamente com o Coro de Santa Maria de Belém na missa do XVI Domingo Comum transmitida pela TVI na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. O coro de Belém cantou o ‘próprio’ e o coro de Paris cantou o ‘ordinário’, concretamente a Missa Octavi Toni de Orlando di Lasso.
Um ano depois, no mesmo dia do ano, o nosso coro organizou uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra, com o objectivo de proporcionar uma tarde de convívio e aprendizagem. A visita incluiu não apenas o percurso habitual que todos os turistas podem fazer mas uma curta visita ao arquivo musical onde se guardam as famosas obras para vários órgãos, de Marcos Portugal, compostas para a situação específica da basílica do palácio, apetrechada com seis órgãos de tubos. Foi nessa igreja que a visita terminou, com a participação do coro numa missa vespertina.


Com a data de 18 de Junho, de 2005, há ainda registo de um casamento na Igreja de S.Pedro de Sintra, no qual o coro cantou.

Sem comentários:

Enviar um comentário