sábado, 17 de julho de 2010

Assembleia Constituinte

No dia 17 de Julho de 2001, teve lugar a Assembleia Constituinte da Associação Cultural Coro de Santa Maria de Belém. Onze anos depois de existir, como movimento integrado na Paróquia, o coro constituiu-se como uma entidade autónoma. Ainda estudou a hipótese de erigir essa entidade no quadro do Direito Canónico, como associação de fiéis, mas era uma situação demasiado complexa e optou por se constituir como associação cultural sem fins lucrativos. Na prática foi uma confirmação daquilo que já era a envergadura da sua actividade, numa altura em que tinha de se relacionar com organismos do Estado e outras entidades.
Para garantir a colaboração com a Paróquia, foi celebrado na mesma altura um protocolo de colaboração, no qual a paróquia cedia uma sede ao coro e este assegurava o canto na missa solene durante o ano e dias de festa.
Houve quem se interrogasse, naquela altura, porque é que um coro fundado por uma pessoa e já com o nível que tinha, era posto nas mãos de um colectivo, que decidiria quem geria o coro, e o rumo que este seguiria. De facto, não foi fácil a operacionalização do projecto associativo mas foi um passo imprescindível. A mesma pessoa se interrogava, na Assembleia Geral que decidiu a extinção do coro, em Outubro de 2009, num momento em que ninguém estava disponível para tomar a gestão da associação, porque é que a associação não se mantinha, mesmo inactiva, ou era 'oferecida' à Paróquia, para que, com o mesmo nome, esta pudesse fazer o que achasse melhor.
Mas não foi essa a leitura do colectivo. E, de facto, quando não somos capazes de viver em Igreja, ao menos que não deixemos de viver em democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário