sábado, 10 de abril de 2010

Frente a frente


A 10 de Abril, o coro participou, em 2004, na Vigília Pascal, cantando o Alleluia Confitemini Domino de G.B.Martini e o Sicut cervus de Palestrina, entre os outros cânticos próprios. Em 2005, encerrou os II Cursos Livres de Música Sacra, com uma missa nos Jerónimos, na tarde de domingo. Finalmente, cantou em 2009 na Celebração da Paixão.
A Páscoa de 2009 foi a última do Coro de Santa Maria de Belém, e talvez a mais interessante. A meta estava posta na digressão a Londres, que decorreu no Verão, e isso viu-se não apenas no reportório (com maior incidência de reportório português) mas também na disposição do coro, pois na maior parte das igrejas inglesas, tanto anglicanas como católicas, a disposição dos coros divide-os geralmente em duas metades que cantam literalmente frente a frente, e isso era para nós um dasafio a considerar.
Para aumentar a dificuldade, de cada lado há geralmente quatro vozes, o que significa que se o coro cantar a quatro vozes terá uma distribuição espacial a oito. Quando estes oito semi-grupos não ficam comodamente perto dos seus semelhantes (baixos perto de baixos e por aí fora) o desafio é ainda maior, mas o resultado é substancialmente melhor, pois exige-se de cada um uma maior autonomia, no cantar e no ouvir, e o resultado total é bem mais integrado, se os cantores tiverem, de facto, essa autonomia.
Nos ensaios, o coro ensaiava já há alguns anos nesse frente a frente, com direcção/piano ao meio, mas na Celebração da Paixão de 10 de Abril de 2009, cantámos já nessa disposição. Entre outras peças, cantámos o Popule meus, a oito vozes, de Diogo Dias Melgás, que resultou muitíssimo bem, nos seus semi coros que dialogam as frases gregas e latinas dos Impropérios. Cantou-se também o Crux fidelis de D.João IV, o breve In manus tuas de Estevão Brito e o Christus factus est gregoriano. Desprovida de caixas de madeira e outros elementos de ressonância, a capela mór dos Jerónimos foi conquistada pelos planos sonoros assim dispostos, e, meses depois, a catedral de S Paulo em Londres já não pareceu assim tão gigantesca…

Sem comentários:

Enviar um comentário