quinta-feira, 15 de abril de 2010

Matacães

«Chama-se mata-cães a uma abertura no chão entre as mísulas que sustentam as ameias ou os balcões das fortificações medievais, através da qual se podia observar os atacantes que se encontravam na base da muralha defensiva, agredindo-os com pedras ou outros objectos».
«Segundo a tradição, o topónimo está relacionado com as guerras da Reconquista Cristã entre as tropas de D. Afonso Henriques e os mouros. Depois da conquista de Torres Vedras, os cristãos caíram em cima do inimigo, com as frases “mata esses cães” a ecoar nas bocas dos portugueses.»
Eis duas definições possíveis para o nome da localidade onde o coro deu um concerto no dia 15 de Abril de 2000, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Concelho de Torres Vedras.
Em contraste com as origens belicistas da toponímia, este concerto ficou marcado por um excelente acolhimento.
A iniciativa veio do Pároco, que pretendia assinalar o Dia Jubilar da Paróquia com um concerto. Fomos ao seu encontro com o programa do Tricentenário da Morte de Diogo Dias Melgás, que proporcionou uma boa experiência cultural e espiritual em tempo de Quaresma.
Deixando para trás a confusão da cidade, chegámos a Matacães como quem chega a um oásis: uma igreja muito bonita, numa localidade tranquila, com gente acolhedora e o bom ar do Oeste.
A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e foi noticiada no jornal da região, como pudemos depois constatar no lanche que nos ofereceram depois do concerto.
Um dia a não esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário