sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Páscoa gloriosa


Nesta data, o coro participou duas vezes na Missa Solene da Ressurreição. Em 1994 cantou à entrada o hino Ó Páscoa gloriosa. Este hino do Pe. Ferreira dos Santos permaneceria à entrada deste dia e de outros domingos do tempo pascal durante alguns anos. Chegou a ser cantado com prelúdios e interlúdios para metais, transcritos a partir de umas gravações em cassetes, das músicas do Boletim de Música Litúrgica do Porto, onde o Coro de Santa Maria de Belém procurou a maior parte do seu reportório em português. Depois, este hino passou a ser escolhido mais como cântico de assembleia, em particular nas missas sem coro.
Já em 2006 o programa da missa de Páscoa foi o introito e a comunhão gregorianos e a Spatzenmesse de Mozart, a cargo do Coro & Ensemble de Santa Maria de Belém, traduzindo um visível crescimento do coro, tanto no plano musical como organizativo, orientado para um espaço excepcional como os Jerónimos.
Não havia, de facto, outra situação musical litúrgica como esta, em Lisboa, criada a partir de uma base local. E não há hoje ainda.

Sem comentários:

Enviar um comentário