segunda-feira, 12 de abril de 2010

Meu Senhor e meu Deus

Nos arquivos da memória, encontro 3 acontecimentos completamente distintos na vida do coro, com a data de 12 de Abril: um concerto e duas missas.
O concerto foi em 1997, na Universidade Católica Portuguesa, a convite do Centro de Estudos Pastorais para um momento cultural integrado no Simpósio “Jesus Cristo, Único Salvador do Mundo”. Um auditório cheio, com poucas condições acústicas, mas com uma plateia atenta e calorosa.
Quanto às missas, uma foi uma Missa de sufrágio pelo Papa João Paulo II, em 2005, presidida pelo Núncio Apostólico em Portugal nos Jerónimos, e a outra a Missa Solene da Ressurreição nos Jerónimos em 2009.
A missa pelo Papa foi uma celebração de grande densidade, com muitas pessoas de fora, pouco habituadas, especialmente os sacerdotes, ao perfil de intervenção do coro. Esta missa foi em muito semelhante a outra que teve lugar pouco tempo depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. Em ambas cantámos o introito e a comunhão da Missa de Defuntos G.F.Anerio.
Quanto à Missa de Páscoa de 2009, a única particularidade é ter sido a última do coro. Mas isso, ninguém sabia então.
Ao escrever esta nota na 2ª semana de Páscoa, estes acontecimentos, assim sobrepostos, evocam-me a frase de Tomé perante o Senhor da História e Único Salvador. Meu Senhor e meu Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário