quarta-feira, 14 de abril de 2010

Popule Meus


No dia 14 de Abril de 1995, o coro cantou pela primeira vez os impropérios de Palestrina, na Celebração da Paixão. Trata-se de uma peça de escrita simples mas de efeito solene que segue o texto proposto para o rito da Adoração da Cruz em Sexta-Feira Santa. O texto é recitado através de uma sucessão de acordes ao estilo do falso bordão, pondo em confronto invocações em grego e em latim (Hagios…Sanctus). O refrão dá à peça um caracter de ostinato sobre a interrogação Popule Meus qui fecit tibi…? (Meu Povo, que te fiz eu, em que te contristei? Responde-me).
Tudo tem uma história: Conheci esta peça através de uma interpretação de um disco da Archiv que passei a ouvir todas as sextas feiras santas, em geral antes de ir para a celebração da tarde. Depois foi preciso ter acesso à peça, o que se concretizou através da encomenda a uma editora alemã. Lá chegou um dia um pacote com uns 20 exemplares, à boa maneira dos países onde é mesmo proibido usar fotocópias. E, à boa maneira portuguesa, o pacote ficou guardado para as partituras não se estragarem ou perderem e tiraram-se cópias. Esta peça cantou-se quase todos anos, apenas uma vez ou outra sendo substituida por um cântico em português sobre o mesmo texto.
Em 2006 a Sexta-feira santa voltou a ser no dia 14 de Avril, e os registos dão conta da execição dessa peça. Na mesma data do calendário, celebrou-se, em 2001, a Vigília Pascal, onde o coro cantou a Missa puerorum e o Regina caeli de J.Rheinberger.

Sem comentários:

Enviar um comentário