sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mozart sempre


Mozart foi um compositor a todos os títulos extraordinário, e o seu contributo na área da Música Sacra deixou-nos páginas de uma beleza inigualável. Contextualizando devidamente esse contributo no ambiente cultural e estético em que viveu, ninguém poderá dizer que a sua música sacra é igual à sua ópera e que, nos nossos dias, este reportório já não deve ter lugar nas igrejas mas apenas nas salas de concerto. E o facto é que as suas missas e os seus motetes são executados em muitas igrejas da Europa e dos Estados Unidos no próprio contexto das celebrações, reconhecendo nesse reportório, efectivamente, não apenas expressão de festa e de solenidade, mas também de piedade, de perdão, de confiança, de elevação…, um reportório que serve, portanto, à glória de Deus e à santificação dos fiéis.
O Coro de Santa Maria de Belém fez Mozart muitas vezes. Só não fez mais porque a maioria das suas obras requer formações instrumentais amplas e variadas, com os inerentes custos. Cantou a Missa da Coroação, em Janeiro de 2002, num concerto com a Orquestra de Cascais e Oeiras, como já foi referido. Cantou depois várias vezes, tanto em celebrações como em concertos, a Missa Brevis et Solemnis em Dó M Spatzenmesse K.220 e a Missa Brevis em Sol Maior K.49, para além de motetes (Veni Sancte Spiritus e o clássico Ave Verum), ofertórios (Ofertório Benedictus sit Deus K.117), excertos de obras (como o Laudate das Vésperas solenes de um Confessor) e alguns Kyries e Sanctus isolados. Usou também muito regularmente as chamadas Sonatas da Epístola, breves peças instrumentais para trio de igreja, escritas ao estilo das Sonatas da Chiesa, e que se usavam em Salzburg em substituição do cântico intercalar antes do Evangelho. Em Belém usámos estas sonatas com frequência ao ofertório e as mais festivas (com metais) também à saída das missas.
Em 2006, o coro reforçou a execução destas obras ao longo do ano, para assinalar os 250 anos no nascimento do compositor. Um dos eventos que enquadrou nessa comemoração foi o concerto de Páscoa nos Jerónimos, realizado a 9 de Abril, em que cantou a Spatzen Mess e a Missa em Sol, com a participação de Raquel Alão, Carolina Figueiredo, Miguel Farinha e José Pedro Bruto da Costa, com os quais apresentou este reportório várias vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário